terça-feira, 23 de setembro de 2008

5 passos para se fazer um filme de aventura

Saudações!
Os filmes de aventura sempre fazem muito sucesso. Todo mundo sai ganhando com eles, os estúdios lucram e nós nos divertimos.
Há ótimos exemplos de filmes do gênero: Indiana Jones, A Múmia, Capitão Sky e O Mundo de Amanhã e por aí vai. Também têm os que não são tão bons e fazem igual sucesso (leia-se A Lenda do Tesouro Perdido - O Livro dos Segredos). Bom, se você já quis fazer um filme de aventura, vou lhe dar dicas de como fazê-lo.

1º Objeto/Artefato de procura:
Isso é praticamente uma regra, se é uma aventura, tem que ter algo a ser procurado. Pode ser um tesouro, um objeto mágico, vai da sua criatividade.

2º Herói e mocinha & Vilão e capangas:
Outro que é quase regra. O herói, deve ter carisma, o público tem que se identificar imediatamente com ele. Ele precisa ser capaz de realizar as maiores peripécias e também sofrer alguns escorregões (o melhor exemplo de herói de aventura é com certeza Indiana Jones). A mocinha, é por quem seu protagonista se apaixona e vive a tirando de enrascadas. O vilão, é a outra pessoa que procura o objeto e geralmente pretende usá-lo para dominar o mundo, ele deve morrer no fim da história pelas mãos do herói. Os capangas são os subordinados do vilão, na maioria das vezes eles são burros e só servem para levar uns socos, mas é aconselhavel que também haja um ou dois que sejam mais fortes e duros de derrotar, para que uma boa briga seja travada no deccorrer da história.

3º Socos, explosões, perseguições de carros e bala pra todo lado:
Não tem muito segredo nisso. É o que mais precisa conter no filme. Nada melhor que uma boa briga. Efeitos especiais ajudam nessa hora. Uma boa trilha sonora aumenta a sensação aventuresca que se planeja passar (vide o tema de Indiana Jones).

4º Piadas e frases de efeito:
Normalmente elas servem para aliviar a tensão do filme. E uma boa frase de efeito pode ficar para sempre, quem não se lembra da famosa "Hasta la vista, baby!" dita por Arnold Schwarzenegger em Exterminador do Futuro 2?

5º Depois de achar o que se procura, você se livra disso:
Sim, é verdade. George Lucas sempre diz isso e veja como os filmes do Indiana Jones funcionaram. Eu imagino que o objeto deva ser perdido para que, caso haja uma sequência, na próxima aventura o herói não tenha algo para servir de vantagem.

Tudo que está acima, pode ser percebido na maioria dos filmes de aventura.
Espero ter ajudado quem tem vontade de fazer um filme do gênero e que quando terminá-lo, você nos mande o vídeo!

Nenhum comentário: