quinta-feira, 26 de março de 2009

TV Super Hi-Vision chega em 2015

Com um investimento de 300 milhões de ienes, o Ministério das Comunicações do Japão está anunciando planos para o lançamento da Televisão Ultra High Definition como norma de transmissão de vídeo. O Super Hi-Vision tem uma resolução incrível de 7.680 × 4.320 pixels e 22 canais de som envolvente. A previsão é que a novidade seja lançada até 2015.

A transmissão padrão será capaz de viajar 260 quilômetros através da fibra óptica e cabo e transportar 16 diferentes ondas de sinais. O valor total da banda atingida nos testes é de 24 gigabit.

Essa tecnologia foi anunciada na Expo Mundial de Aichi pela mesma companhia que inventou o HDTV e colocá-la no mercado seria um projeto conjunto de companhias privadas que também teriam negociações assinadas.

De fato, a promessa de lançar essa monstruosidade de 33 megapixels (com qualidade 16 vezes superior a de uma HDTV de 1080p) como norma de transmissão em 2015 é prematura. Falta tempo para a fabricação de câmeras capazes de gravar conteúdos nessa imensa resolução e de equipamentos à disposição capazes de transmitir os 24 Gbps de banda necessários ou unidades com 25 TB para armazenar duas horas de vídeo, por exemplo.

Nenhum comentário: