terça-feira, 16 de junho de 2009

Filme brasileiro entre os melhores da década


A revista americana “Paste” selecionou os 25 filmes estrangeiros mais importantes da década, e colocou “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, na quarta colocação. O longa está na frente de produções assinadas por importantes cineastas, como Pedro Almodóvar, Wong Kar-Wai e Alejandro González Iñárritu.

De acordo com a revista, as quatro indicação ao Oscar do filme brasileiro em 2004 deixaram muitos chocados, mas teria sido “um dos raros momentos de clareza da Academia”. O texto afirma ainda que o longa de Meirelles não precisa, no entanto, de prêmios para garantir seu lugar na história do cinema. “Universalmente aclamado por sua honestidade visceral em descrever o crime organizado no Rio de Janeiro, o filme é o melhor tipo de obra de arte: aquela que vem de um talento não conhecido em um lugar improvável”.

Antes de “Cidade de Deus”, figuram na lista “O labirinto do fauno”, do mexicano Guillermo del Toro, “O tigre e o dragão”, do diretor taiwanês Ang Lee, e “O escafandro e a borboleta”, produção francesa assinada pelo diretor americano Julian Schnabel.

Constam ainda na lista “Fale com ela” e “Volver”, de Almodóvar, o alemão “A vida dos outros”, “Amores brutos”, de Iñárritu, o romeno “4 meses, 3 semanas e 2 dias”, o francês “O fabuloso destino de Amélie Poulain”, entre vários outros.

Veja, abaixo, a lista completa:
1. “O labirinto do fauno”
2. “O tigre e o dragão”
3. “O escafandro e a borboleta”
4. “Cidade de Deus”
5. “Fale com ela”
6. “A viagem de Chihiro”
7. “Amor à flor da pele”
8. “A vida dos outros”
9. “Amores brutos
10. “Cache”
11. “4 meses, 3 semanas e 2 dias”
12. “O fabuloso destino de Amélie Poulain”
13. “E sua mãe também”
14. “The best of youth”
15. “Ninguém pode saber”
16. “Entre os muros da escola”
17. “Yesterday”
18. “Paradise now”
19. “A queda – As últimas horas de Hitler”
20. “Gomorra”
21. “Oldboy”
22. “Deixe ela entrar”
23. “Volver”
24. “Persépolis”
25. “Maria cheia de graça”

2 comentários:

Rocha. disse...

Oldboy! :D
Mais do que merecido Labirinto do Fauno em primeiro!!!
Eu só achei que ia ter A Vida é Bela aí no meio, um dos meus filmes extrangeiros favoritos!

Leandro Kindermann disse...

Amigo Rocha, o filme A Vida é Bela não está na lista, provavelmente, por ser de 1997 e a lista ser dos melhores da década. Se a lista fosse dos melhores de todos os tempos, A Vida é Bela estaria entre os primeiros com certeza.