terça-feira, 7 de julho de 2009

Sony patenteia sistema de controle que usa objetos reais

As últimas novidades no mundo dos games fazem com que os usuários se questionem a respeito do futuro dos controles nos aparelhos. O Motion Plus da Nintendo e o Project Natal da Microsoft são alguns exemplos das mudanças na interatividade com os jogos.

Agora a Sony indica que deve inovar ainda mais. De acordo com o site Siliconera, a empresa entrou recentemente com o pedido de patente de um sistema de games que dispensa qualquer tipo de joystick. A primeira vista, pode parecer que a Microsoft já teve a idéia, mas não é bem assim. A tecnologia que a Sony quer patentear pode transformar qualquer objeto em um possível controle. Dessa forma, o jogador poderá usar uma chave de verdade para abrir uma porta no game ou uma raquete real para jogar tênis.

O novo sistema reconhece objetos 3D por meio de uma câmera e configura sua função no jogo. Para “criar” os controles usuário deve, primeiramente, apresentar o objeto, girá-lo para que o vídeo-game mapeie suas dimensões e salvar o “perfil” criado. Depois, deve-se configurar qual ação o material vai executar no game.

A imagem nomeada como “Fig. B” abaixo exemplifica algumas das possibilidades do game. No caso, o objeto tridimensional em formato de “U” foi configurado para, quando posicionado para cima, represente uma espada sabre de luz ligada, e quando virado para baixo, o sistema deve ler que a espada não está mais em funcionamento. O exemplo demonstra como as configurações dos objetos podem variar de acordo com a finalidade escolhida pelo jogador.

Embora o pedido de patente da idéia tenha sido efetuado, a Sony ainda não divulgou informações sobre o lançamento da nova tecnologia.

Fonte: Olhar Digital

Nenhum comentário: