domingo, 29 de novembro de 2009

Vídeo making a scene de Avatar

Disse para mim mesmo que não mais postaria sobre Avatar, que de tantos posts sobre o filme, logo poderia mudar o nome do blog. Mas não tem jeito, o vídeo - que você pode visualizar abaixo - explora os processos de criação de personagens gerados por computador através da captura digital da performance dos atores.



A produção usou uma nova tecnologia de captura de movimentos que tenta pegar as expressões dos atores e traduzí-las para um personagem digital. São colocados marcadores no corpo e na face dos atores que são captados por câmeras espalhadas pelo set e os computadores criam um esqueleto móvel em tempo real da pessoa. A partir desse esqueleto você pode controlar o personagem gerado por computador.

Nos quase 10 minutos de vídeo podemos como foi feita a cena em que Jake Sully voa pela primeira vez em seu Banshee. A equipe construiu um equipamento no formato do animal, para que os atores "aprendessem" a voar nele, e depois terem suas performances capturadas.

Depois desse processo, James Cameron vai ao set já sem os atores, e com o uso de uma câmera virtual, filma como as cenas vão ser. Não foi um trabalho muito simples, né?!

E se você quiser ouvir a belíssima trilha sonora composta por James Horner, clique aqui, mas cuidado, o nome das músicas pode soltar alguns spoilers.

Nenhum comentário: